quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Trechos do filme "Antes do Pôr-do-sol"


cedidos por z.


- Acho que escrever aquele livro foi como construir algo que me impedisse de esquecer o tempo que passamos juntos
Algo que me lembrassa que realmente estivemos juntos. Que foi verdade, que aconteceu mesmo.
- Fico feliz que você diga isso, porque sempre sinto que sou anormal por não conseguir seguir em frente. As pessoas têm um caso,ou até relacionamentos terminam e esquecem tudo. Muda como trocam de marca de cereal. Sinto que não esqueço as pessoas com as quais estive porque cada uma tem qualidades específicas. Não dá para substituir ninguém. O que foi perdido está perdido. Cada relacionamento que termina me magoa. Nunca me recupero. Por isso, tenho cuidado quando me envolvo com alguém, porque dói demais. Eu evito até transar porque vou sentir saudades de coisas mundanas daquela pessoa. Tenho obsessão com pequenas coisas. Talvez eu seja louca, mas, quando eu era menina minha mãe me disse que eu sempre chegava atrasada à escola. Um dia, ela me seguiu para saber o motivo. Eu ficava vendo as castanhas caírem das árvores e rolarem na calçada ou as formigas atravessarem a rua ou a sombra de uma folha num tronco de árvore. Coisas pequenas. Acho que com gente é igual. Vejo pequenos detalhes específicos de cada coisa que me comovem e sinto saudades deles depois. Não se pode substituir ninguém porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes.


___


-Achei melhor parar de romancear as coisas. Eu vivia sofrendo o tempo todo. Tenho muitos sonhos que não têm nada a ver com minha vida efetiva. Isso não me entristece, mas as coisas são assim.
- Por isso, tem um relacionamento com quem nunca está por perto?
- Obviamente, não sei lidar com o cotidiano de um relacionamento. É emocionante. Quando ele viaja, sinto saudades mas não morro por dentro. Ter alguém sempre por perto me sufoca.
- Você disse que precisa amar e ser amada.
- Mas, quando acontece, sinto enjoo. É um desastre. Só fico realmente feliz quando estou sozinha. Estar só é melhor do que sentir solidão ao lado de um amante. Para mim, não é fácil ser romântica. Você começa assim mas, depois de se dar mal algumas vezes esquece seus devaneios e aceita o que a vida lhe dá. Não é verdade. Não me dei mal. Tive muitas relações sem graça. Não foram cruéis. Me amaram mas não havia uma ligação nem emoção. Eu, pelo menos, não senti.
- Sinto muito. Está tão ruim assim? Não é, certo?
- Não é bem isso, sabe? Eu estava bem, até ler o seu maldito livro. Mexeu muito comigo, sabe? Me fez lembrar de ser romântica, de como eu tinha esperança. Agora, não acredito no amor. Não sinto nada pelas pessoas. Me entreguei a isso naquela noite e nunca mais senti nada daquilo. É como se naquela noite tivesse dado tudo a você e você partiu. Senti que fiquei fria, como se amor não existisse para mim.
- Eu não acredito nisso, não acredito.
- Sabe o quê? Para mim, realidade e amor são contraditórios. É estranho, todos os meus ex-namorados estão casados. Os homens saem comigo, terminamos, e eles se casam. Depois, ligam e agradecem porque lhes ensinei o que é o amor, os ensinei a amar e respeitar mulheres.
- Acho que sou um desses.
- Quero matá-los! Por que não me pediram? Eu teria recusado. Mas poderiam pedir! Sei que a culpa é minha. Nunca senti que era o homem certo. O que significa isso? O amor de uma vida? O conceito é absurdo. Só nos completamos com outra pessoa. É sinistro!
- Posso falar?
- Sofri demais e me recuperei. Agora não faço força alguma. Sei que não vai dar em nada. Não adianta nada.
- Não dá para viver evitando a dor à custa...
- Falar é fácil.


Celine & Jesse - "Antes do Pôr-do-Sol"

2 comentários:

  1. me identifico muito quando ela diz 'sinto que sou anormal por não conseguir seguir em frente'. e é verdade, parece que as pessoas enchem tua cabeça falando "vai passar, vai passar" e quando você percebe que anos foram e não passou você se sente um lixo incapaz. "é como se naquela noite tivesse dado tudo a você e você partiu. senti que fiquei fria, como se amor não existisse para mim", pra mim sempre foi difícil me 'entregar', 'abrir meu coração' completamente, e mesmo sentir um afeto muito grande por alguém a ponto de preferir estar junto do que a minha amada solidão. e quando isso aconteceu, pronto. ferrou de vez. "eu penso que foi uma única vez e vai me magoar pra sempre".

    ResponderExcluir
  2. é bem isso, todo mundo falando que só com o tempo, que logo passa.. e você percebe que já passaram 6 meses, depois 1 ano.. e você ali, sem conseguir recomeçar.
    ""eu penso que foi uma única vez e vai me magoar pra sempre"." > -SS

    ResponderExcluir