quarta-feira, 3 de março de 2010

Alguns jeitos divertidos de chegar mais perto de quem você gosta

Veja alguns exercícios inspirados em estudos científicos que mostram que é possível, deliberadamente, criar intimidade emocional com o parceiro – ou mesmo com alguém que você mal conhece:

1 Dois em um. Levemente abraçados, comece a sentir a respiração do parceiro e, aos poucos, tente sincronizar a respiração. Após alguns minutos, a maioria das pessoas tem a sensação de extrema proximidade.

2 Fitar a alma. Em pé ou sentados a uns 60 cm de distancia, os dois devem olhar profundamente nos olhos um do outro, durante dois minutos, e depois conversar sobre o que perceberam.

3 Amor de macaco. Em pé ou sentados bem próximos, comecem em silencio a movimentar mãos, braços e pernas, de modo que um imite o outro (e o papel de quem comanda se alterne, sem que isso seja verbalmente combinado – os dois devem simplesmente se ajustar). Pode ser divertido, mas não é fácil. Após alguns minutos, cada um sentirá que está se movimentando voluntariamente, mas seus gestos parecem conectados com os do parceiro.

4 Queda de amor. Este é um exercício simples de confiança, que pode aumentar sentimentos mútuos de vulnerabilidade. Em pé, simplesmente deixe-se cair para trás nos braços de seu parceiro. Então troque de posição. Repitam várias vezes e então falem sobre suas sensações.

5 Trocas de segredos. Anote algo bastante íntimo, que não costuma contar a ninguém, e peça a seu parceiro que faça o mesmo. Então troquem de papel e falem sobre o que leram.

6 Leitura da mente. Anote uma idéia que quer transmitir ao parceiro. Então passe alguns minutos tentando transmiti-la, sem falar, enquanto ele ou ela tenta adivinhar o que é. Se o outro não conseguir descobrir, revele o que estava pensando. E troquem de papel. É curioso que após repetir a prática várias vezes as pessoas parecem adquirir a “capacidade” de desvendar o pensamento uma da outra.

7 Deixe-me entrar. Fiquem a cerca de 1,20 m de distância e se concentrem um no outro. A cada 10 segundos, mais ou menos, se aproximem um pouco até que, depois de várias vezes, vocês estarão dentro do espaço pessoal do outro (o limite é de uns 45 cm). Fiquem o mais próximo possível sem se tocar. Algumas vezes esse exercício acaba em beijo.

8 Aura de carinho. Posicione a palma da mão o mais próximo possível da palma de seu parceiro sem chegar a se tocarem. Façam isso por vários minutos, durante os quais vocês sentirão não apenas calor, mas também, às vezes, misteriosos tipos de faíscas.


Fonte: revista Mente e cérebro nº205, pág. 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário