terça-feira, 10 de novembro de 2009

"meu, toooodo meu"

"Meu, meu, toooodo meu". Foi o que acabei de ver que uma menina colocou na legenda da foto dela com o namorado.
Rapidamente me lembrei da frase do filósofo austríaco Martin Buber "Quem possui o outro não possui coisa alguma."Lembrei também da fase da infância em que começam as primeiras noções de posse, onde tudo que se fala 'é meu', 'é seu'...
Pessoalmente, nunca gostei dessa forma de tratamento para com outra pessoa. É como se ela fosse um objeto, como se ela pertencesse a outra pessoa antes mesmo de pertencer a si.

Faz parte da insegurança, não faz? Trazer o outro para seu domínio de posse porque aceitar que ninguém é de ninguém é muito arriscado. Achar que as pessoas estão livres, que elas podem sair de nossas vidas a hora em que quiserem, é amedrontador.
Mesmo assim, se você acha que ele é seu, então não possui mesmo coisa alguma.
Até as crianças passam dessa fase de ficar frisando o que é delas e o que não. Tem gente que cresce e começa de novo com isso, mas especialmente nos relacionamentos.

Não, querida. Ele não é seu. Continue pensando assim para ver a injustiça que sentirá quando ele for embora de suas mãos. Injustiça igual quando tiraram seu brinquedo preferido na infância porque você não merecia.

Um comentário:

  1. posse de seres humanos é uma das idéias mais absurdas que alguém pode ter.
    o amor livre é o mais belo do amor, amor sem posse. mas confesso, para mim aina é utópico (espero que eu amadureça um dia o suficiente pra que isso mude, sinceramente). negar o egoísmo do amor, do desejo da posse e o ciúme é uma etapa dificil.

    ResponderExcluir